#Resenha: O Labirinto das Moiras

  

Título:  O Labirinto das Moiras

Autora: Tania Calciori

Páginas: 338

Editora: Multifoco


Resenhado por: Renata Brito



COMPRE AQUI: Multifoco, AMAZON















     As moiras, na mitologia grega, eram as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos. Eram três mulheres lúgubres, responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. 

     Moira, no singular, era inicialmente o destino. Na Ilíada, representava uma lei que pairava sobre deuses e homens, pois nem Zeus estava autorizado a transgredi-la sem interferir na harmonia cósmica. 

     Os poetas da antiguidade descreviam as moiras como donzelas de aspecto sinistro, de grandes dentes e longas unhas. Nas artes plásticas, ao contrário, aparecem representadas como lindas donzelas. E no livro de Tânia Calciolari, as Moiras, são a nossa referencia de destino e como uma dessas divindades, Tânia nos mostra página a página a vida de seus personagens. Afinal, é possível fugir do destino?



     A história de um personagem que se entrelaça nos fios da história do Brasil, atravessa gerações e transcende a vida comum, a história erudita e o destino implacável.  O destino, este senhor cego e enigmático, guia uma moça na jornada de descoberta do passado, perdas no limbo da ditadura militar de um pai e um noivo. A memória de uma imigrante italiana, idosa, esquecida, se entrega a jornada à terra fértil que desembarcou ainda jovem. O amor preso no labirinto profundo do destino.

     Acho que esta é uma daquelas obras lindas e de peso que ficaram esquecidas nas prateleiras das livrarias, por preconceito dos leitores. Sim, é uma literatura brasileira. Sim, a autora não é conhecida do grande público. Sim, a capa enigmática da obra não é chamativa. Mas... bem, não sou uma das irmãs Moiras, sou apenas uma leitora que ficou realmente tocada e desejosa de estar errada quanto a minha previsão de futuro.

     Leiam, de verdade é uma obra de grande valor referencial.
































10 comentários

  1. Sempre ouvi isso das Moiras, mas nunca de fato, fui procurar saber do que se tratava. Isso de imagens diversas sempre me encantou. Apesar de sempre as imaginar no estilo meio vampiras e tals.
    Como não conhecia o livro, gostei muito do que li e quero se possível, conhecer o livro!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Renata,

    Não conhecia o livro e nem a autora, apesar de não ter despertado muito interesse fiquei curioso.

    Bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal esse mito das Moiras, é interessante pensar no destino dessa forma e sempre dá muitas histórias boas e até reflexivas.
    Esse parece um bom livro, acho que o tema mantém uma curiosidade por como a história vai ser contada e não parece decepcionar. Leria facilmente =)

    ResponderExcluir
  4. Renata,fico feliz que a literatura Nacional tenha se diversificado e atualmente tenha trazido para leitores temas tão interessantes e ricos em informações,como esse que fala sobre as Moiras,que apesar de falar sobre destino, utilizando se de mito,é assunto que desperta a curiosidade ,de vez enquanto até fazermos reflexões.😘❤

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata! Tudo bem? Palavras são pontes feitas de sonhos capazes de unirem pessoas que sequer se conhecem por meio de pensamentos e emoções. Obrigada por ter recebido esse romance com carinho! Beijos! Tânia Calciolari.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata!!
    Não conhecia a obra mas achei bem interessante o tema abordado. Gosto muito de livros que falam sobre a mitologia grega. Sem dúvida é um excelente indicação de leitura.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Renata!
    Adoro mitologia GRega e não conhecia mesmo a autora e a obra e fiquei fascinada ela misturar a mitologia, trazendo personagens brasileiros para fazerem parte de todo o enredo.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.” (Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. oi, que legal que você trouxe esse livro com tantos bons acréscimos, além de nacional, tem uma proposta incrível e que super me atrai! estava mesmo a procura de livros sobre a mitologia grega e já estou curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu achei a capa bem interessante.
    A premissa do livro é ótima. Bônus de amor por ser literatura nacional.

    Vou pesquisar e deixar anotadinho. <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo