Resenha: A Mentira Em Seus Olhos

  

Título:  A Mentira em Seus Olhos

Autor: Aurélio Arnholdt

Páginas: 408

Editora: Autografia

Skoob

Resenhado por: Amanda



COMPRE AQUI:  BUSCAPÉ,  SARAIVA

















     “A Mentira em seus Olhos” nos traz os bastidores do cenário político de Brasília, através de múltiplos pontos de vista, narrados em 3ª pessoa. Conhecemos Miguel e Pedro, ambos trabalhando na Polícia Federal; Ferrari, superintendente da Polícia Federal; Aline Barreto e Guilherme Pereira Nunes, promotores na Operação Catracas; Murillo e Laís, um senador e sua secretária; Ouvides e Marise, o vice-presidente e sua secretária; Ulisses e Bárbara, segurança e mulher de Ouvides; Luis, jornalista do Clarim. Há ainda outros personagens secundários.

     A história tem início com Aline indo ao posto abastecer seu carro e sendo alvejada por 3 tiros, que deveriam ter sido fatais, porém ela sobrevive. Miguel, como delegado da PF, é encarregado por Ferrari de cuidar da investigação do caso, e precisa omitir seu relacionamento amoroso com Aline, quando ambos ainda estavam na faculdade.

     Murillo, o senador ambicioso, quer mostrar sua capacidade a seu pai, como uma forma de autoafirmação, tornando-se presidente da República. Para tanto, contará com um esquema que envolve chantagear Ouvides, o atual vice-presidente, com a ajuda de 3 pessoas mais ambiciosas do que ele próprio, mas dispostos a qualquer trama para atingir seus objetivos. 

     Luis é quem fará ligações importantes entre vários dos outros personagens, sempre com seu faro investigativo.

     Pode parecer relativamente confuso, porém após uns 2 ou 3 capítulos, já é possível se familiarizar melhor com a função e objetivo de cada personagem. Preciso dizer, entretanto, que não há uma profundidade sentimental grande em nenhum deles, e em alguns momentos, eles agem de forma impulsiva e como se não estivessem abalados na página anterior.

     O autor conseguiu me prender de verdade lá por volta da página 150. Aconteceu uma reviravolta com um dos personagens que eu não cheguei sequer a cogitar, e gostei bastante de ser surpreendida. Todos os personagens têm um motivo para estarem lá, e realmente não dá para confiar em quase nenhum, já que a maioria visa algum lucro pessoal, mesmo que para isso, outros tenham que cair no processo.

     Com uma trama que considerei bastante verossímil, mas um tanto quanto sangrenta e beirando o exagero em determinadas cenas, a história voou diante de meus olhos e, quando me dei conta, acabou.

     Recomendo a leitura, apesar de conter diversos erros de digitação/revisão, em especial na falta ou excesso de vírgulas.
     


Frases Marcantes

“Ele adorava direito. Até entrar para a Polícia Federal e perceber que a política é mais forte que qualquer lei.” – pág. 44


“Cai na real Luis, a gente tinha mais liberdade de imprensa na ditadura do que hoje.” – pág. 73




Capa e Diagramação


     A capa traz olhos arregalados, aparecendo no meio de um quebra-cabeça. Preciso confessar que não me agrada e não consigo olhar muito para ela, mas acho que combina bem com a história. Os capítulos iniciam-se sempre em uma nova página. Possui orelhas.

     O tamanho da letra é bom e o espaçamento entre linhas também. A numeração das páginas, que são brancas, é no centro, na parte inferior. Encontrei vários erros de digitação/revisão, em especial na falta ou excesso de vírgulas.











http://www.historiamuda.com.br/













8 comentários

  1. Não sei se eu conseguiria ler exatamente por conta da capa, é meio bizarra. HAHAHA
    Mas a história em si parece ser muito boa e atual, deu vontade de ler gosto de conhecer novos autores nacionais. <3
    Beeeeijos!
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Engraçado..eu adorei a capa!rs
    Isso do bizarro me agrada muito e talvez lendo o livro, a gente acabe mesmo entendendo os motivos.
    Política não me agrada, mas lendo a resenha vi que política é o segundo plano dos personagens. O foco principal é totalmente diferente!
    E talvez isso que tenha me feito querer ler!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oiie!
    Olhei a capa e pensei: Nuuuus deve ser alguma história policial, algo do gênero...
    Mas política? Não me agrada o assunto...
    Maaaas, a resenha me convenceu á olhar de outra maneira pra este livro!
    Gostei bastante do enredo tbm, espero gostar tanto qto vc!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê.
    Comecei a ler a sua resenha e de cara já pensei: Esse livro se parece demais com trabalho para mim! rs... Normalmente procuro coisas que não me lembrem nada disso quando estou lendo, então vou deixar passar!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. oi Lelê, eu gosto desses livros que misturam política, jogos de poder e afins, dá um nó no meu cérebro, mas eu sempre termino a leitura de queixo caído!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Sua resenha está ótima, apesar desse livro não me chamar a atenção. Pelo menos no momento não me sinto convencida ou motivada para ler, então, deixo passar. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Amanda.
    Adoro essas tramas verossímeis, ainda mais quando são obras nacionais. Os livros me prendem. Aliás, o fato de tratar de um tema tão moderno me chama ainda mais atenção.
    Pretendo dar uma chance no futuro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. mais um livro que mesmo a resenha sendo maravilhosa e bem detalhada, não me chama a atenção. quem sabe um dia não dê uma chance? rs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo