Editora Aleph Comemora 30 anos no mercado editorial!






A Aleph está comemorando 30 anos no mercado editorial. Hoje, a editora é reconhecida como referência nacional nas publicações de ficção científica, sendo a grande responsável por trazer de volta às livrarias os clássicos do gênero, antes esgotados. Em seu catálogo estão obras de grandes e premiados nomes da literatura, como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Frank Herbert, William Gibson, entre outros.
“Até o começo dos anos 2000, o leitor de ficção científica tinha que procurar os livros em sebos, pedi-los emprestado a alguém ou ler a edição na língua original. Ficamos realmente felizes em trazer esses títulos de volta às prateleiras e em ajudar a expandir o mercado da ficção científica e da fantasia no Brasil”, afirma Adriano Fromer, sócio e publisher da editora.
Apesar de ter se tornado referência nessa área, a editora foi criada, em 1984, com outro objetivo: publicar livros de informática. Rapidamente, tornou-se líder no mercado dos dinossáuricos TK e MSX. “A Aleph nasceu da busca pelo equilíbrio entre as demandas de mercado e a própria criação de demandas por meio de novas ideias, publicando livros em áreas do conhecimento pouco exploradas pelo mercado editorial brasileiro. Sempre buscamos a vanguarda, o pioneirismo e a qualidade acima de tudo”, afirma Betty Fromer, sócia-fundadora da editora.
Em 1999, a Aleph percebeu outra necessidade do mercado editorial: livros de turismo acadêmico. Na época, as maiores universidades do País estavam abrindo cursos nessa área e faltava leitura de referência para os estudantes. O investimento rendeu mais de 60 títulos nessa linha.
Atualmente, a editora não investe mais nessas áreas. Mas a proposta de inovar e surpreender os fãs permaneceu como uma de suas marcas mais fortes, que pode ser vista, por exemplo, na edição inédita e exclusiva de 50 anos do Laranja Mecânica, de Anthony Burgess — com ilustrações de Dave McKean, Angeli e Oscar Grillo, além de materiais extras — e na edição de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke. Veja abaixo um trecho do programa Metrópolis, da TV Cultura, em que a obra foi mostrada:


 



“Queremos entregar aos leitores uma edição caprichada, com muitos materiais extras, textos inéditos e design bacana. Estamos investindo cada vez mais em conteúdo”, afirma Adriano.


Como parte das comemorações, a editora lançou um recall literário, batizado deAleph Total Recall. A campanha, inédita no mercado editorial, propõe uma troca de edições antigas. Funciona da seguinte maneira: o leitor envia sua edição antiga, que pode ter sido publicada pela própria Aleph ou por qualquer outra editora, e a Aleph manda um cupom de desconto de 50% (válido apenas em seu site) para a compra de uma edição nova do mesmo título enviado.
O recall vale somente se a Aleph tiver publicado o livro que o leitor deseja trocar. As obras recebidas serão doadas para uma biblioteca pública de São Paulo. Até o momento, a editora já recebeu mais de 200 formulários, além de elogios dos fãs e do público em geral. Veja o site da campanha.
A Aleph também confirmou presença na Comic Con Experience, o maior evento de cultura pop do País, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro em São Paulo (SP).
Como convidado especial da CCXP, a editora está trazendo o escritor Timothy Zahn, autor da aclamada Trilogia Thrawn, livros do universo expandido de Star Wars. O autor irá lançar o primeiro volume dessa trilogia, Herdeiro do Império, durante o evento. A editora também está preparando edições com capas exclusivas, que serão divulgadas em breve.

Apesar de a ficção científica ser o carro-chefe da editora, a Aleph possui também livros nas áreas de Comunicação, Tecnologia, Quadrinhos e Nova Ciência. Publicou no começo deste ano Homens Difíceis – Os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias, escrito por Brett Martin, autor que se tornou referência nos estudos da chamada Terceira Era de Ouro da Televisão. Ainda nessa linha, acaba de lançar Como Escrever Séries – Roteiro a partir dos maiores sucessos da TV, de Sonia Rodrigues, filha do escritor Nelson Rodrigues.
Já a linha de quadrinhos foi inaugurada com a recente ganhadora do Eisner Award, a graphic novel O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein, de Vivek J. Tiwary. O segundo lançamento será de uma das maiores parcerias do gênero: Neil Gaiman e Dave McKean, com Violent Cases, que será lançado em setembro. Outros títulos do gênero serão anunciados em breve.



 



Parabéns à Editora Aleph por esses 30 anos!!! E que bom que já foram 30!! E que venham muito mais anos e muito mais livros incríveis!! 







Comente, clique e participe:


6 comentários

  1. Por sua história, a Aleph merece esse reconhecimento dos leitores e de todos nós, que também somos, acima de tudo, amantes das letras.
    Ficção nunca foi meu gênero preferido, mas admiro demais o trabalho da Editora e o quanto ela cresceu e se adequou aos novos tempos.
    Que venham mais 30, mais, muito mais tempo de estrada e de respeito ao leitor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Parabéns pra editora . E que mais sucesso e realizações aconteçam. Assim teremos mais novidades e livros maravilhosos pra ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, parabéns à Editora Aleph por esses 30 anos de sucesso, curto muito o gênero ficção científica, que continue lançado ótimos livros por muitos anos.

    ResponderExcluir
  4. Que a Aleph, essa editora linda do meu coração, tenha muitos outros anos pela frente publicando qualidade.
    Ah, eu quase morri quando vi a quantidade de livros do Star Wars que eles vão publicar. <3

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  5. Lele, vou repetir o comentário que fiz lá no Desbravadores, espero que não se importe ;)
    Aleph se reinventou e trouxe não só títulos fantásticos. Trouxe ideias inovadoras como o Total Recall, trocado edições antigas por novas em folha. A editora tem um catálogo que é obrigatório na estante de todo nerd de raiz, que aprecia ficção cientifica e se espelha nos gênios de outrora. E agora dando vida nova aos raríssimos livros de Star Wars e Universo Expandido então? É para matar do coração.
    Ou me fazer logo trocar por uma órgão mecânico. ;)

    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  6. 30 anos de sucesso e qualidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo