#Divulgação: As Invernas

Olá!!!

Vamos conhecer hoje AS INVERNAS, lançamento da Editora Tordesilhas.








SINOPSE

Dolores e Saladina, irmãs apelidadas “As Invernas”, voltam à sua aldeia galega depois de um penoso exílio na Inglaterra, trazendo consigo lembranças que todos ali queriam esquecer. Uma linda, outra feia e desdentada, vivem uma relação típica de irmãs. De seu cotidiano comum, entremeado de flashbacks, vai se descobrindo os segredos macabros e grotescos que permeiam Tierra de Chá.
É do paradoxo do estranho e cotidiano, do cômico e dramático e do terno e perverso que se descobre a riqueza deste romance, seguindo pegadas de narradores cuja obra nunca acabamos de decifrar, porque, ao revelar um sentido, abre outros, e sobretudo abre a vida, sempre vertiginosa e desproporcionada.





SOBRE A OBRA

As irmãs Saladina e Dolores são enviadas pelo avô (dom Reinaldo) para fora do país quando ele se vê perseguido pelas forças nacionalistas (do general Franco) no início da Guerra Civil Espanhola (1936).

Espécie de sábio da aldeia, pode-se dizer que era comunista. Interessado em ciência,
comprou o cérebro de todos os habitantes da aldeia para estudá-los depois da morte deles. Para isso fez um contrato e pagou todo mundo. Como era tido por bolchevique, estava no radar das autoridades. Com a escassez de alimentos provocada pelo conflito, dom Reinaldo resolveu organizar a partilha dos víveres (tirando principalmente do padre e dando aos outros) e o plantio da terra. O padre, que era um glutão, começou a ficar nervoso com aquilo.

Com o avanço da guerra, a aldeia era cada vez mais controlada pelas tropas nacionalistas. Dom Reinaldo se esconde.

Enquanto isso, as irmãs, achando que iam para Cuba, acabaram na Inglaterra. Lá fizeram a sua vida.

Voltaram anos depois para a Espanha e foram morar na cidade de La Coruña. Mais tarde Dolores se casa com Tomás, um pescador de polvos e fanecas da cidade de Santa Eugenia de Ribeira.

Dolores era linda. Saladina era feia e desdentada. A relação entre as duas é aquela típica das irmãs: amor, inveja, raiva, mais amor. Saladina nunca teve um namorado. As duas adoravam o cinema e sonhavam em ser atrizes, embora fossem costureiras.

Mas Dolores se casou com um bronco. Um dia, cansada daquela vida, fez as malas e disse que ia visitar a irmã. O marido disse que se ela não voltasse em um mês iria buscá-la. Junto com Saladina, Dolores acaba matando o marido. As duas decidem então voltar à aldeia natal carregando o defunto e o enterram no estábulo da velha casa da família. Junto com elas veio também a vaca Greta.

A chegada das duas à cidade traz de volta lembranças que todos ali queriam esquecer.

A escritora tem um tom pessoal inconfundível: a obra apresenta a mescla entre a tradição oral galega – as histórias contadas ao pé do fogo – e a fluida construção dos diferentes círculos narrativos. Estes vão se misturando docemente e envolvendo o leitor até que ele se torne próximo das figuras criadas.

É também da difícil simbiose do poético e do narrativo que resulta o tom final da obra, sempre o mais difícil de enquadrar em uma fria definição, e por sua vez o mais definidor de um escritor de raça – e Cristina Sánchez-Andrade o é.

Trata-se de uma história que engloba o cômico e o dramático, o estranho e o cotidiano, o terno e o perverso. Nesses paradoxos se descobre a indiscutível riqueza do romance que se singulariza na combinação prodigiosa e equilibrada de níveis tão variados. Nesse sentido, a escritora segue as pegadas desses narradores cuja obra nunca acabamos de decifrar, porque, ao revelar um sentido, abrem outros, e sobretudo abrem a vida, sempre vertiginosa e desproporcionada.







PONTOS DE DESTAQUE

* A autora é considerada uma das vozes femininas mais poderosas da literatura espanhola
* O tema da mulher está em destaque: as opressões, busca pela independência, sonhos românticos, hierarquias definidas pela beleza etc.



PÚBLICO-ALVO

Leitores de ficção em geral. Trata-se de uma literatura de alta qualidade porém bastante acessível ao público geral.




SOBRE A AUTORA

Cristina Sánchez-Andrade (Santiago de Compostela, 1968) é escritora, crítica literária, tradutora e coordenadora de vários seminários de narração. Formada em ciências da informação e em direito, é autora dos romances Las lagartijas huelen a hierba (1999), Bueyes y rosas dormían (2001), Ya no pisa la tierra tu rey (Anagrama, Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz 2004), Alas (2005), Coco (2007), Los escarpines de Kristina de Noruega (finalista do Prêmio Espartaco de Novela Histórica 2011) e El Libro de Julieta (2011). Sua obra foi traduzida para o inglês, português, italiano, polonês e russo, e sobre ela os críticos espanhóis disseram: “Uma escrita que trabalha com os sentidos, uma lenda rude, selvagem e feroz... algo radicalmente novo na literatura em espanhol, original e insólito” (Manuel Rivas); “Guardem este nome: Cristina Sánchez-Andrade. É nada menos que uma das vozes femininas mais poderosas que a literatura espanhola nos deu” (Nuria Martínez Deaño, La Razón); “No caso de Cristina Sánchez-Andrade, pode-se falar, é claro, em uma escritora com um mundo próprio e insólito e um estilo que surpreende” (Luis García Jambrina, ABC).




















9 comentários

  1. Puxa, parece mais uma poesia daquelas bem líricas, voltada para uma simples história real. Não sei bem o que pensar,estou sendo sincera.
    Parece que engloba tudo,o lance do padrão de beleza, relação familiar, disputa e ao mesmo tempo, cumplicidade.
    O título tem relação?rs
    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que obra diferenciada é essa ,que mescla do cômico ao dramático ,onde ocorre assassinato ,duas irmãs tão distintas uma bonita e a outra feia desdentada ,onde uma relação de altos e baixos oscila entre as duas em uma convivência ambígua,ansiosa para conferir.😘❤

    ResponderExcluir
  3. Pela sinopse dele me interessou, curto umas histórias com esse estilo.
    Mas gostaria de ver resenhas dele pra saber mais do que esperar. Parece bacana de qualquer forma =)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lelê!!
    Que livro mais interessante, adorei a resenha e pelo que notei o livro é bem diferente!! Gostei muito da capa é bem engraçada!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Parece uma obra bem diferente, mas bastante interessante. Nunca li um livro ambientado durante na Guerra Civil Espanhola e adoraria saber mais. Acredito que seja uma leitura bastante agradável! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Lê!
    A obra me parece carregada de dualidade que conquista o leitor, tanto por seu enredo como pela forma escrita.
    E o melhor é que inclui uma época bem conturbada da história verídica dentro do romance ficcional.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. a trama parece interessante, mas ainda gostaria de ler uma resenha antes de me decidir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uol Lelê!!
    Adorei!! Vai ter resenha?!!
    Vou esperar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lelê.
    Gostei bastante da premissa da obra, principalmente pelo lado histórico. Acho que vou gostar.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo