Projeto leva palestras e distribuirá 250 livros para estudantes





Os autores do livro “Nocaute”, os jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, idealizadores do projeto Vida Literária, realizarão no próximo dia 11 de outubro atividade com os estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais Professora Célia Pereira de Lima e Mércia Amaral Andrade de Brito, em Suzano (SP). Essa será a primeira ação do projeto, que contemplará outras cinco unidades de ensino ainda no mês de outubro.

“Vamos ministrar palestra sobre a importância da leitura para formação cultural e educacional e no fim da atividade distribuir livros, contemplando aproximadamente 250 pessoas. A ideia é começar o projeto por Suzano, porém, futuramente, também levá-lo para outras cidades”, comentou Fernandes, que explicou que os livros foram enviados pelas editoras Litteris e Valentina e por pessoas de diversas regiões do Brasil, após uma campanha de arrecadação feita pela Internet.

Débora acrescenta que o objetivo do projeto Vida Literária é promover a leitura. “A realidade brasileira mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito, por isso a iniciativa de oferecer livros gratuitamente é algo muito positivo. Estamos satisfeitos com esta ação e esperemos conquistar novos leitores”, completou a jornalista.

Entre os livros que serão distribuídos nas escolas estão “Morte súbita”, de J.K.Rowling, “Campo dos Milagres”, de Hannah Luce, “O Teorema Katherine”, de John Green, “Extraordinário”, de R. J. Palácio, "Sherlock: um estudo em vermelho", de Arthur Conan Doyle, "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain, "Caetés", o primeiro romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, "Mentes tranquilas, almas felizes", de Joyce Meyer, "Como fazer tudo melhor", "Homens que não conseguem amar", de Steven Carter & Julia Sokol, "Fortaleza Digital", de Dan Brown, entre muitos outros títulos e autores.

De acordo com Fernandes, a arrecadação dos livros pela Internet complementa o financiamento coletivo (https://www.catarse.me/projeto_vida_literaria_092a?ref=project_link) que está em andamento para realização do projeto Vida Literária  e é uma forma de contemplar um número maior de estudantes.

“Me preocupo com a situação da Educação no País, a cada dia registrando índices negativos. E estou cansando de reclamar que o sistema educacional do Brasil tem problemas, que falta estrutura às escolas, que falta interesse dos alunos, que os professores precisam de uma melhor remuneração. Tudo isso é verdade? Sim! Mas não vou mudar isso sozinho. Então resolvi parar de lamentar e ajudar como posso, dentro da minha área e com as ferramentas que tenho à disposição”, completou Fernandes.


INCENTIVO A LEITURA

Visando facilitar a formação de novos leitores e incentivar o hábito da leitura, os autores de “Nocaute” já disponibilizaram de 4 a 8 de junho o ebook do livro gratuitamente no site da Amazon (www.amazon.com.br). A obra, desde o lançando no início deste ano, tem gerado comentários positivos. Sites e blogs especializados em literatura têm elogiado a forma como a publicação conduz o debate sobre maioridade penal. 


O livro "Nocaute" conta a história de Antônio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanato e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Cláudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.

De acordo com Fernandes, o livro, além da redução da maioridade penal, debate outros temas como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos. “Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro”, afirma.

A autora Débora Kaoru acrescenta que o livro também passa mensagens positivas. “Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam”. 

 
Anderson Fernandes - 1196757-887/jornalistafernandes@gmail.com   

          



10 comentários

  1. O mundo precisa de eventos assim, de iniciativas assim, que leve cultura ao nosso povo!!
    Que projeto maravilhoso!! Tomara que todo o pessoal de primeira cidade, abrace a causa e ajudem a divulgar e participar de algo tão nobre e positivo!!!
    Parabéns!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo essas iniciativas tenho certeza que estão se esforçando ao máximo, e acho que essas pessoas merecem mais do que palmas, parabéns tenho certeza que conseguiram mudar muitas crianças!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Adorei conhecer esse projeto tão bacana de incentivo a leitura. É muito importante ter esses projetos que estimula a leitura para crianças e jovens. Parabéns e um lindo projeto.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei essa iniciativa! Mto bacana levar leitura para as pessoas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que demais esse projeto! Sortudos os que puderem se beneficiar também, porque tem muito livro atual e bom.
    Parabéns aos envolvidos! ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei a iniciativa!
    Realmente é importante levar livros e incentivar a leitura por todo o país!
    Muito bacana esse projeto!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Eu vi a última divulgação do projeto aqui no blog e a iniciativa é realmente incrível, espero que esse incentivo a leitura dê super certo e que eles possam realizar isso mais vezes.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adoro projetos assim, é dessa forma que a gente vê a literatura ganhando força na vida da juventude
      http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Oi! Bem legal o projeto, vale muito a pena incentivar a leitura.
    Parabéns ao pessoal que teve a ideia. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Lê!
    que projeto maravilhoso!
    Parabéns aos idealizadores.
    Temos mesmo de incentivar a leitura para todos e começar por aí é uma boa opção.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo