5 Livros infantis que dão medo em adultos



Vocês devem saber que os contos de fadas que lemos hoje em dia, saíram dos clássicos Contos dos Irmãos Grimm. Todos eles foram maquiados, atenuados e tiraram o que na minha opinião eles tinham de melhor: O medo.

Hoje as crianças não leem livros de terror, nem tampouco seus pais ficam em volta da fogueira contando histórias de horror para as crianças dormirem. Isso agora parece estranho, mas antigamente era comum.

Enfim, vamos falar hoje sobre 5 clássicos da literatura infantil que deixarão qualquer adulto corajoso se borrando todo!!!






1 - Struwwelpeter







Lançada em 1845, a coleção alemã de “contos de advertência” entrou para a história junto aos livros infantis mais temíveis. Além das histórias assustadoras, as ilustrações retratam atos violentos, como uma criança perdendo o dedo e outra pegando fogo.





O livro descreve o que, supostamente, poderia acontecer a uma criança que se comporta mal:

“Então, ela foi queimada, com todas as suas roupas,
e braços e mãos e olhos e nariz
Até que ela não tinha mais nada a perder
Exceto os seus sapatinhos escarlate;
E nada mais, mas estes foram encontrados
Entre suas cinzas no chão.” 


COMPRE JÁ: BUSCAPÉ








2 - Coraline




Neil Gaiman é conhecido por suas fantasias obscuras, e “Coraline” está entre elas. A história maravilhosamente perturbadora começa de uma forma bastante inocente: uma jovem se muda para uma nova cidade e se sente sozinha, ignorada por seus pais e sem amigos. Um dia, a pequena Coraline descobre uma porta em sua casa que a transporta para um universo paralelo – que à primeira vista parece perfeito, mas logo ela descobre que nem tudo é como parece. 

  Durante as suas viagens ao “outro mundo”, as coisas que antes eram maravilhosas começam a se tornar assustadoras: sua outra mãe insiste que ela deve costurar botões no lugar de seus olhos, para que a jovem fique lá para sempre. Horrorizada, ela tenta escapar, mas sua falsa mãe, que na verdade é uma bruxa, já fez isso com várias outras crianças antes e consegue prendê-la.

As coisas não melhoram depois disso; envolvendo uma aranha gigante, uma mão cortada, crianças-fantasmas e uma viagem para um velho poço em uma floresta escura, a história ainda promete muitos momentos tensos.
Claro que o livro tem uma moral: cuidado com o que se deseja!

A obra é de 2002 e, em 2009, uma versão cinematográfica foi lançada. 



COMPRE JÁ: SARAIVA - BUSCAPÉ







3 - Bravo Mr. Buckingham


   


Esta obra conta a história de um homem viciado no perigo. Seu nome era “Buckingham” e ele gostava de colocar o pé próximo a uma serra elétrica para sentir “cócegas”, até o dia em que decepou o membro. Posteriormente, um peixe comeu o seu outro pé e ele ainda perdeu os seus braços violentamente ao ser atingido por um caminhão.
Buckingham “dá de ombros” cada vez que isso acontece, simplesmente dizendo: “Isso não doeu”. Talvez ele tenha insensibilidade à dor – ou talvez o livro diga que perder partes do corpo sem chorar faz de você alguém corajoso.

Por fim, Buckingham é apenas uma cabeça vestindo um cocar tradicional norte-americano. Porém, ainda há um final feliz (ou não):
“E esse foi o último terrível acidente que o bravo Mr. Buckingham já teve. Depois disso, ele viveu feliz, feliz para sempre, e, sempre que estava com fome, sua querida neta o ajudava a comer um grande prato cheio de belos morangos vermelhos, porque morangos eram a coisa favorita do bravo Mr. Buckingham. E ele estava tão acostumado a dizer que as coisas não doíam que, assim que ele comeu o último morango, sorriu e disse ‘isso não doeu’”.   





4 - Histórias assustadoras para contar no escuro



Esqueça o terror dos livros “Goosebumps” – muitas crianças da década de 90 certamente se esconderam sob seus cobertores lendo essa coleção que encabeçou a lista de livros mais contestados da Associação de Bibliotecas da América ao longo dos últimos 20 anos. 
As histórias assustadoras foram escritas por Alvin Schwartz e ilustradas por Stephen Gammell e envolvem muito do folclore e lendas urbanas. Mesmo que os contos sejam inquietantes, o que mais marcou os leitores foram os desenhos – esboços em preto e branco, com rostos sem olhos e pés desmembrados caindo de uma chaminé (significando que o resto do corpo ainda poderia estar preso lá). 

Segundo Sandy Vanderburg, professor e pai, “se esses livros fossem filmes, eles seriam censurados por sua violência gráfica. Além disso, não há moral nos contos, uma vez que os bandidos sempre ganham”. Sandy também conta que em uma das histórias, “Apenas delicioso”, uma mulher vai até um necrotério e rouba o fígado de outra mulher para alimentar seu marido. 
Um dos contos mais lembrados do livro, “Farol Alto”, tem inspiração em uma lenda urbana sobre uma menina que estava dirigindo sozinha na estrada durante a noite. Então ela percebe um carro atrás dela, piscando os faróis altos. Assustada, ela para o carro para saber o que está acontecendo, enquanto o motorista sai do veículo com uma arma e se aproxima. 

Ele então vai até o banco traseiro do carro da mulher, onde um assassino está escondido. Eventualmente, o leitor entende que, cada vez que o assassino se levantou para matar a jovem, o motorista piscou os faróis para que ele se escondesse novamente. A lenda surgiu na década de 1960, quando era comum que os bandidos se escondessem no banco de trás do carro para fazerem o motorista de refém.  

No 30º aniversário da série, os livros foram reeditados com ilustrações menos assustadoras – o que causou um alvoroço nos leitores que amavam os originais.   
COMPRE JÁ: BUSCAPÉ








5 - O Chamado do Monstro




Siobhan Dowd teve a ideia para este conto quando foi diagnosticada com uma doença terminal. No livro, ela conta a história de Conor, um garoto de 13 anos de idade que está tentando se acostumar com o diagnóstico de câncer de sua mãe. Ele tem pesadelos recorrentes em que é acordado por gritos. Uma noite, um monstro aparece em sua janela com alguns ramos na mão e faz um acordo com Conor: ele vai contar ao jovem três histórias se, no final, Conor compartilhar a sua própria história. 



O monstro torna a aparecer todas as noites, exatamente à 00:07. No início, a narrativa parece inofensiva, mas, eventualmente, Conor passa a agir de modo estranho, quebrando objetos e entrando em brigas na escola. Tudo acontece enquanto ele está sob posse do monstro. 
Depois que a criatura conta as suas histórias, é a vez de Conor: ele confessa o seu medo em relação à morte de sua mãe e sobre como ele tenta entrar em acordo com as suas emoções. O monstro explica que esse tem sido o seu propósito: confortá-lo. Uma vez que o garoto experimenta essa sensação, sua mãe morre. Exatamente à 00:07. 


COMPRE JÁ: SARAIVA - SUBMARINO - AMERICANAS











14 comentários

  1. Menina...me vi dentro de Coraline..rs Assisti o filme há um tempo e me peguei perguntando...caramba! Isso é filme pra criança?
    Agora vejo que o livro é ainda bem "pior de melhor"..rs
    O Chamado do Monstro eu li e adorei. O medo imposto de uma forma tão singela..mas ali, nítido e "pegável".
    Fiquei curiosa para conhecer Histórias Assustadoras.
    Beijo e que o medo não nos impeça de ir além das páginas.

    ResponderExcluir
  2. Desses acima eu só conheço Coraline, mas ainda não assiste o filme nem li o livro.
    Mas já vi muitas resenhas de pessoas se questionando: "Isso é mesmo para uma criança???"

    Não vou negar que meu deixou ainda mais curioso para ler hahah

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler Coraline, só vi ao filme, me sinto uma herege...

    ResponderExcluir
  4. Só conhecia Coralina...
    Eu amo histórias de terror, qro ler tdos esses q não conhecia...
    Me lembrei da minha infância, minha avó contava mtos....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. É verdade que tem muitas versões desses clássicos não é? Eu só conheço as infantis mesmo. Mas acho muito interessante essa via de leitura.
    Que livros assustadores! Eu nunca que ia ler uma coisa dessa pra uma criança kkkkk nem mesmo sei se teria coragem de ler. Coitados dos personagens !

    ResponderExcluir
  6. meu Deus, acho que leram todas essas pra mim quando eu era pequena pra ser tão medrosa do jeito que sou!
    mas sinceramente, pelos enredo não são livros infantis não!
    Deus que me livre ler pros meus alunos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lelê.
    Quero todos! haha
    Aliás, o que mais quero é o contos de advertência. Antigamente é que se fazia o bom terror. rs

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lele! Só conhecia Coraline, mas os outros são bem interessantes.Histórias para contar no escuro foi o que mais gostei.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Caramba, tô fora.
    Sou medrosa por natureza, sempre fui... Eu até enfrento monstros, mas não gosto de histórias sobre eles! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oi. Nossa, esses contos são muito assustadores para se ler a uma criança! Creio que eu teria um pouco de medo de alguns...kkkk Mas fiquei bem curiosa, pelas ilustrações. Muito interessante! Obrigada pelas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler as historias originais dos contos de fadas, não gosto muito de historias de terror, mas tenho curiosidade de saber como era.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia nenhum desses contos mas só pelas imagens e resenhas deu para ber que são bem assustadores, vejo as pessoas falarem muito de Coraline, mas ainda não conhecia essa historia !!

    ResponderExcluir
  14. Kkkk adorei , mas realmente foi melhor maaquiar 'Struwwelpeter' entre outras, não achei a leitura apropriada para crianças, porque ao invés de ensina-las com o medo, os contos atuais ensinam com amor.. uma história que remete a uma criança que se comporta mal, que ela era ora queimada , cortada. . Enfim, São história, mas dão apologia a violência infantil. Adorei "Coraline" e queria ler.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo