Resenha: Jane Austen - Uma Vida Revelada


Título: Jane Austen - Uma Vida Revelada

Autora: Catherine Reef

Páginas: 220

Editora: Novo Século




COMPRE AQUI: BUSCAPÉ











     "Uma Vida Revelada" é muito mais que uma simples biografia. Não tem ficção. A história é real, mas é tão bela, tão singela, tão linda e tão bem escrita que é impossível não se envolver e torcer pela protagonista. Fiquei apaixonada desde a primeira página.




"Ao redor do mundo, milhões de pessoas leem
e apreciam os livros de Austen; ela e seus 
romances são temas de incontáveis filmes
e adaptações. Entretanto, sabe-se
muito pouco sobre a mulher em si."
Pag. 16



     Jane Austen não deixou muitas coisas para serem apreciadas por seus fãs; até porque ela nem sabia que seria tão famosa um dia. Não existe nenhuma foto dela. Jane Austen morreu antes da invenção da fotografia. O que é uma pena.

     O pouco que se sabe é por informações passadas por alguns familiares na época, o que também não são muitos. Naquela época se morria por qualquer coisa; uma simples gripe podia levar um indivíduo à morte. 

     Ela sempre foi diferente de todas as mulheres. Sua visão do mundo era muito avançada, e ao mesmo tempo ela era romântica.

     Isso é visto em seus livros. Com protagonistas marcantes e engraçadas, Jane Austen criava um mundo onde o dinheiro era sim muito importante, mas o amor era mais!!


"Um leitor do século XXI que inicia a leitura 
de um romance de Jane Austen entra num
mundo distante, onde dinheiro e classe 
social tornavam alguns melhores do
que outros."
Pag. 23


     Além de todo tipo de informação sobre a vida da autora, Catherine Reef fez uma pesquisa incrível sobre o vestuário, modos e costumes das moçoilas do século XIX. As ilustrações retiradas de revistas da época deram mais beleza à obra. E as ilustrações feitas para os livros originais são incríveis!! Tudo muito maravilhoso mesmo!!

     Se você ainda não leu nenhum livro de Jane Austen fique atento aos spoiles dos livros dela. Sim, Catherine usou as histórias de Persuasão, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade entre outros para externar a vida da autora. Jane Austen escrevia conforme sua idade e momento de vida. E isso fica claro agora que enxerguei com outros olhos. 

     Toda a graça de Orgulho e Preconceito tem a ver com a juventude da autora. Já Mansfield Park foi escrito numa época mais sombria. Só lendo o livro para entender todos os detalhes. Não ligue para os spoilers, eles são tão importantes para entendermos melhor a vida dela, que quando tudo começa a fazer sentido dá até uma pontada no peito.



"Não quero que as pessoas sejam muito
agradáveis, assim fico livre do problema
de gostar muito delas."
Pag. 18


     Tenho que parabenizar a editora pela riquíssima edição deste livro. Todo o amor do mundo é visto aqui. Dá para sentir que os responsáveis pelo lançamento da obra são apaixonados por Jane Austen. Cada detalhe foi pensado; as cores, a capa dura, o tamanho, a diagramação, a revisão, tudo perfeito!!! 

     Jane Austen era uma mulher linda e merecia uma obra da sua altura. A Novo Século conseguiu isso. 

     E a autora, mesmo com tão pouco, conseguiu trazê-la à vida. 

     Com certeza todos os fãs de Jane Austen devem ter este livro. E quem ainda não conhece, ou não leu nada dela, pode começar por este. 

     Tenho certeza que depois de ler sobre a vida da autora, você irá querer ler seus livros. Não tenho dúvida disso.


     Eu amei!!!! Recomendo muito!!! Entrou para minha lista de biografias preferidas!!!









Comente, clique na imagem e participe:


     


   







13 comentários

  1. Bom dia Alessandra,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, cada resenha que leio me deixa ainda mais curioso, quem não quer saber um pouquinho sobre essa incrível autora, deve ser muito interessante...parabéns pela resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho isso tão irônico né? Mesmo sendo tão comum..Escritores, atores, pessoas comuns..mas que só alcançam a fama depois que partem.
    Admiro demais o trabalho de Austen e claro, este livro me encheu os olhos!!!!
    Ter feito toda essa pesquisa em cima de tão pouco material é coisa de poucos...e com uma força de vontade enorme!!!
    Quero ler com certeza e também ficar assim, mais admirada ainda com essa mulher que ultrapassou a barreira do tempo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa eu quase comprei este livro na bienal, mas fiquei na dúvida.
    Gostei bastante da sua resenha.
    vai para a lista de desejados

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pelas histórias dela. E vou amar descobrir mais sobre a pessoa que nos deixou enlevados e apaixonados por seus livros. Pra mim uma das mais brilhantes escritoras. Adorei saber. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Jane Austen é uma autora incrível; uma das poucas que consegue superar minha aversão a romances românticos. É uma pena que haja tão poucas informações sobre ela.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  6. Já havia visto sobre o filme, mas o livro nunca. Nossa, mulheres que amam romantico se deliciam

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lele, tudo bem?, impossível não se sentir tentado a ler o livro com essa resenha ;) Da Jane Austen eu li o "Orgulho e Preconceito", que é o mais famoso dela e gostei. Assim, o ritmo é um tanto travado, afinal os livros delas tem uns duzentos anos, mas as características principais da obra - como as descrições das relações sociais - ainda fazem sentido hoje em dia.

    Adoro biografias e faz muito tempo que não leio nenhuma!! Fiquei interessado nessa.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  8. adoro a Jane e gostaria muito de poder conhecer um pouquinho mais dessa mulher marcante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, e adoro a Jane, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro em particular, mas estou louca pra ler assim que der. Beijos :3

    ResponderExcluir
  10. Jane Austen é uma excelente autora, estou doida pra ler esse livro que conta sua história, parece ser bastante emocionante.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lele!
    Não sou fã de biografias nem nunca li um livro da Austen mas confesso que fiquei com vontade de ler esse. As pessoas falam tão bem das obras dela que acredito que ela seja uma escritora fantastica, e saber com oera a vida dela naquela época deve ser muito legal.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Le !
    Acredita que eu nunca li nada da Jane Austen, apesar de me falarem que ela é incrivel !!
    Não gosto de autobiografias, mas acho que iria gostar do livro .. Imagine as ilustrações do livro com as roupas da época ? Devem ser maravilhosas, já que só se usavam roupas que davam charme a mulher !!!
    Amei a capa, achei ela bem feminina e diferente das autobiografias que a gente encontra por ai ..
    Beijoos <3

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Ainda não li nada da Jane, mas gostei bastante da resenha!!
    Embora autobiografias não seja o meu gênero preferido, acho que leria o livro sim!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo