Resenha: O Último Passageiro


Título: O Último Passageiro

Autor: Manel Loureiro

Páginas: 382

Editora: Planeta




COMPRE AQUI: FNAC,  BUSCAPÉ,








     Acabei de ler há pouco e estou em choque com tudo que li. Que livro é esse??



     Todos que acompanham o blog sabem que eu tenho uma predileção pelo gênero terror, contudo sei que a maioria destes livros tem ação, tem muitos momentos de suspense e alguns momentos de explicações que normalmente tornam a leitura cansativa. Claro que entender as motivações são necessárias, mas nem todos os autores conseguem manter o ritmo nessa hora, e acabam fazendo a leitura - como eu chamo - sobe e desce. Ou seja, um momento de ação e outro de explicação, ação e explicação; sobe e desce, levanta e cai de novo.

     No livro do Manel Loureiro isso não acontece. É o tempo todo no alto. No momento de ação ele aproveita para explicar em doses moderadas. Todas as páginas são carregadas de suspense. Do início ao fim, desde a primeira página até a última o estômago fica gelado, a tensão é absurda e não há unhas que resistam.


" - Estou com frio - disse Duff em voz
baixa, tremendo. Um segundo depois,
acrescentou, meio envergonhado:
- E com medo."
Pag. 17


     Pra começar somos apresentados ao navio Pass of Ballaster que está em algum lugar do Atlântico Norte no dia 28 de agosto de 1939. 
     É madrugada e seus tripulantes estão navegando em águas calmas até que uma estranha Névoa os abraça de um jeito sinistro.
     O rádio fica mudo e esta Névoa não é detectada. 
     De repente eles tem que fazer uma manobra absurda, colocando a vida de todos no Pass of Ballaster em risco para desviar de um possível iceberg. Logo depois de conseguir desviar, eles descobrem que não era um simples iceberg, mas sim um navio cruzeiro, um transatlântico enorme e totalmente apagado. 
     Três tripulantes então vão até o Navio para ver o que está acontecendo e talvez ajudá-los. 
     Os três sobem no Navio e não encontram absolutamente nada nem ninguém. Ao entrarem no salão de jantar são surpreendidos com mesas finamente postas, com comida quente e bebidas, tudo acabado de ser servido. Estranho. No mínimo sinistro. Tudo escuro.
     A sensação de que alguém os estava seguindo era constante, mas não havia nada ali.
     Então os três se separam para tentar descobrir o que está acontecendo e rebocar o navio para o porto, e aí tudo começa a acontecer. 
     Enquanto os três estão sendo assombrados e tentando sair daquela enorme tumba, eles encontram um monte de tecidos, de repente o tecido se mexe e dentro dele há um bebê. O único sobrevivente do transatlântico é resgatado.
     
     O navio de nome Valkirie, cheio de símbolos nazistas é finalmente  levado para o porto, assim como a criança que leva no pescoço um colar com a estrela de Davi. Uma criança judia num navio nazista.


" "É como falar com uma tumba", pensou
McBridge com um calafrio. Porque era
o que o transatlântico parecia: um enorme,
silencioso e úmido túmulo."
Pag. 23


     Na sequência vamos conhecer Kate, uma mulher jovem que está sofrendo muito a perda do marido. Os dois trabalhavam juntos como jornalistas. O marido estava no início de uma matéria quando faleceu.
     Kate decide que ficar em casa não está ajudando e resolve voltar ao trabalho.
     Sua chefe na redação entrega à ela uma pasta com o trabalho de seu falecido marido para que ela dê prosseguimento e faça a matéria que poderá mudar sua vida definitivamente. Uma grande matéria jornalística. 
     Ela deve ir atrás de Isaac Feldman, um milionário e perigoso homem que está com graves problemas com a receita e acabou de comprar um Navio em um leilão, o Valkirie.


" - E dentro de cinco malditos dias,
seguindo o caminho indicado neste
livro, saberemos de uma vez
o que foi que aconteceu 
naquela noite de 1939."
Pag. 125


     Não é fácil chegar até Isaac, mas quando Kate consegue finalmente uma entrevista as coisas saem um pouco do controle e Kate acha que vai arrasar com tudo! Vai escrever a grande matéria. Isaac convida Kate para a viagem inaugural do Valkirie.

     O que ela não sabe é que Isaac está disposto a reviver os momentos do Valkirie e finalmente descobrir o motivo do desaparecimento daquelas pessoas. Quer saber o que aconteceu com elas e o que isso pode mudar na sua vida.

    O Valkirie está novamente nas águas do Atlântico Norte, mais forte do que nunca. 


" - Porque este navio está amaldiçoado -
respondeu Carroll com frieza olhando-a
nos olhos. - Devora a alma das pessoas
e depois a cospe transformada em algo 
escuro. E isso o torna cada vez mais forte."
Pag. 72


     Com uma premissa dessa é impossível não ficar envolvido, não tem como largar a leitura. 
     "O Último Passageiro" me fez virar a noite lendo. Juro que isso não acontece com frequência. 
     Costumo ler a noite para que eu consiga dormir. Geralmente após algumas páginas o sono vem e eu durmo muito bem. Com este livro não foi assim.
     Quando começava a ler era impossível parar, virei a noite sabendo que teria que levantar cedo. E quando finalmente consegui fechá-lo para descansar, eu sonhei com o Valkirie e seus personagens. Uma coisa absurda!! O livro ficou gravado em mim como uma tatuagem. 
     Todo o livro é carregado de tensão. Dá medo. Você torce para a heroína, quer se livrar da maldade, fica enlouquecido com os acontecimentos... É incrível!!
     Fazia muito tempo que eu não ficava tão feliz com um livro desse gênero. Escrever terror não é fácil. Muitos livros que são colocados nesta categoria não passam de suspense, mas "O Último Passageiro" é perfeitamente encaixado no gênero. Tem tudo que um bom terror deve ter. E com uma dose cavalar de aventura. 
     Sim, tem sangue!! Tem muito sangue. Tem morte!! E mortes incríveis!!!
     As descrições dessas mortes são no mínimo alucinantes!! 

     É narrado em terceira pessoa, pelo ponto de vista de vários personagens, mas o foco principal é Kate. Claro, ela é nossa heroína. É ela que está passando pelo drama todo. Mas o autor não deixou esse foco somente nela, tem Feldman e seus funcionários, todos os envolvidos com o Valkirie são retratados aqui de forma perfeita.

     A narrativa é enlouquecedora diga-se de passagem. Viciante do início ao fim. E por falar em fim. OMG!! Que final!!!!! Inesperado, surpreendente, incrível!!! 

     Este livro entrou para minha lista de favoritos com louvor!!! Já tenho mais três livros do autor, não resisti!! Quero saber se tudo que ele escreve é assim tão bom quanto este livro.

     A capa é maravilhosa!! Quando olho pra ela me dá vontade de ler de novo o livro. Quanto a diagramação, está muito boa. Fonte agradável para a leitura e páginas amareladas. Encontrei alguns errinhos, mas não interferiram em nada na leitura. Encaro isso como normal e aceitável. O livro estava tão bom que nem cheguei a marcar os erros. Geralmente faço isso para enviar para a editora corrigir numa próxima edição, mas neste livro foi impossível parar pra isso. Então, garanto que não afetaram em nada mesmo.

     Se você gosta de terror, suspense, thiller ou alguma coisa assim, não perca tempo e embarque no Valkirie. Você vai amar!!!






14 comentários:

  1. Como ler uma resenha destas e ficar sem perder o fôlego?? Desta vez, vc se superou demais!!!!! O que era bom,ficou melhor ainda.rs
    Também adoro o gênero terror, não tanto quanto você, mas curto muito. Mas realmente é assim, pontos altos e baixos..Livros assim, com história empolgante do começo ao fim, é raridade! Me apaixonei, empolguei e perdi realmente o fôlego ao ler a resenha. Imagine você lendo?
    Quero demais ler e com certeza o farei em breve!!!!!
    Amei,amei!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Lê, estou colocando esse livro na minha lista de futuras leituras agora. Sua resenha ficou perfeita e eu fiquei com uma vontade imensa de ler a obra.
    A premissa do livro é incrível e bem sinistra, do jeito que eu gosto. E melhor ainda quando o autor não deixa cair o nível, mantendo sempre o suspense lá no alto. É raro encontrar livros assim.
    Nunca li nada do autor, mas preciso conhecer a escrita dele, urgentemente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  3. o enredo é bom, só que eu não me senti muito tentada a ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estou namorando esse livro desde o lançamento, mas ele tava muito caro ainda, agora vi que na fnac tá um preço até legal, eu quero muito ler principalmente depois de ler a resenha, adoro essas leituras de terror e suspense e pelo visto esse é daqueles que deixa a gente com sempre a mil.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Uau, arrasou na resenha,Lê!
    Desde que vi o lançamento desse livro eu achei a sua cara. E por tudo que vc falou nem deu pra perceber que gostou muito da leitura, né? rs
    Tão bom quando a leitura é assim, viciante. Dá vontade de não parar de ler e, quando terminam fico com aquele vazio... já está na lista de desejados. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Lelê,
    Não conhecia esse livro, mas agora estou roendo as unhas para ler logo.
    Ele me lembrou um filme em que o navio é encontrado vagando sem rumo e sem ninguém e começa a acontecer coisas terríveis dentro. Não lembro o nome, desculpa rsrs
    Adoro thrillers, suspense e o livro parece perfeito.
    A capa está fantástica. Quero para ontem.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro. Bem, como estou precisando ler sobre o gênero vou adicionar a minha lista de leitura. Sua resenha ficou ótima, eu quase consigo sentir o seu "delírio"! Vou ler!

    http://cultivoliterario.blogspot.com.br/
    Matheus.

    ResponderExcluir
  8. Uau, só com a sinopse já fiquei interessada, lendo o livro realmente não tem como não se empolgar ein? Preciso ler mais livros de terror, gosto bastante também! *O*
    beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A cada resenha fico cada vez mais apaixonada por este livro.... e agora acabou de subir mais degraus em minha lista, quero ele urgentemente...
    Nossa, quando vi o trailler, cheguei até arrepiar, amooooooo....... super ansiosa pelo meu...

    Bjsss Ale

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro livros com esse tipo de premissa de mistério. Principalmente se envolvem lugares abandonados, como navios e tals. E fiquei muito ansiosa depois de ler sua resenha tão empolgada. Estou pensando seriamente em comprar nesse exato minuto. Fiquei encantada com tudo de bom que você narrou dele!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Lelê amei a resenha. Você como sempre me fazendo amar os livros que fala! <3 O que é esse book trailer hein. Cheguei a ficar com medinho da frase 'Acomode-se, porque mesmo que queira não poderá descer"! Aiiiiii ... kkkkkkk Parabéns amiga. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Lelê parece ser um livro muito bom, lá vou eu colocá-lo na lista de desejados heheh Beijos

    ResponderExcluir
  13. Me identifiquei totalmente no começo! Realmente me entedio com livros de suspense que fica no blablabla e não há tanta ação, o sobe e desce me cansa, mas este parece ser bem agitado! Deu até um gosto de quero ler pela resenha, mas me lembrou muito titanic só que o lado obscuro kkk
    Adorei, já anotei o nome!

    ResponderExcluir
  14. hum parece um bom livro de suspense, vai para listinha hehe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© To Pensando em Ler - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo